IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Leilão do pré-sal fracassa, com regras complexas e preços altos, diz 'Financial Times'

Gabriel Bueno da Costa

São Paulo

06/11/2019 17h13Atualizada em 06/11/2019 17h56

O "Financial Times" afirmou em reportagem que o megaleilão do pré-sal no Brasil "fracassou", dizendo que preços altos, regras complexas e preocupação sobre o futuro do país fizeram com que alguns dos principais grupos de energia globais se abstivessem de fazer propostas em quase todas as ofertas. Em reportagem, o jornal britânico diz ainda que as petroleiras têm se tornado cada vez mais preocupadas sobre a viabilidade de projetos do tipo, em meio a um maior impulso global pela busca de energias limpas.

"Muitas grandes petroleiras ocidentais estão sob pressão dos acionistas para pensar cuidadosamente sobre grandes projetos, disseram graduados diplomatas estrangeiros em Brasília", segundo o FT. O jornal entrevistou Cláudio Porto, da consultoria Macroplan Prospectiva, segundo quem as reservas "são de fato muito valiosas, mas um fator é a percepção externa do Brasil". Na avaliação de Porto, investidores ainda esperam um pouco mais de clareza sobre o cenário e como a política de negócios e o ambiente econômico brasileiro se desenvolverá.

Para o FT, o evento pode ainda ter desdobramentos maiores: "O fracasso do leilão deve desanimar esperanças mais amplas dos investidores de que o Brasil está no caminho para liberalizar sua economia historicamente protecionista", avalia o jornal. A reportagem termina com mais uma declaração de Porto: "Os investidores estão ainda cautelosos. O governo jogou muito duro e acabou se frustrando", comenta o consultor.