China: Inflação ao consumidor (CPI) tem salto anual de 3,8% em outubro
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 3,8% em outubro em relação a igual mês do ano passado, comparado com um aumento de 3,0% em setembro, disse o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) chinês. A principal leitura da inflação ficou mais alta que a mediana das projeções de economistas consultados pelo Wall Street Journal, de aumento de 3,5%.
Os preços de alimentos cresceram 15,5% anualmente em outubro, o ritmo mais forte em mais de 11 anos, após escalarem 11,2% em setembro. Preços de carne de porco dispararam 101,3% anualmente em outubro, o ritmo mais rápido desde que o escritório de estatísticas começou a publicar os dados, em 2005, de acordo com o provedor de dados CEIC. Sozinhos, os preços de carne de porco elevaram o índice CPI em 2,43 pontos porcentuais em outubro. Outros itens de alimentos, como vegetais frescos e frutas, registraram declínios anuais no mês passado.
À base mensal, o CPI avançou 0,9% em outubro, o mesmo ritmo observado em setembro.
Já o índice de preços ao produtor (PPI) da China recuou anualmente 1,6% em outubro, acelerando em relação à queda de 1,2% em setembro. O resultado para preços na porta de fábrica veio mais baixo que a mediana das projeções de economistas, de baixa de 1,5%.
Mensalmente, o PPI subiu 0,1% em outubro, repetindo a leitura de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.