Varejo aposta nos eletroeletrônicos para Black Friday e Natal
Como os estoques da indústria estão cada vez mais enxutos, a produção praticamente equivale ao que foi vendido para as lojas. O grande destaque do terceiro trimestre foi a produção de eletroportáteis, que cresceu 29,4% na comparação anual - na categoria se incluem liquidificadores e ventiladores, por exemplo. Na sequência aparecem eletrodomésticos de grande porte (linha branca), com alta de 8,8%, e a linha de áudio e vídeo, com avanço de 2,28% no período.
Segundo o presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento Júnior, os lojistas apostaram nos eletroportáteis, pois são itens mais baratos. "São produtos de fácil acesso e, com o cenário de crise dos últimos anos, os consumidores têm optado por eletroportáteis."
Nascimento Júnior explica que os eletroeletrônicos produzidos para o fim de ano levam componentes importados que foram comprados com dólar abaixo de R$ 4. Agora, com a disparada do câmbio, que tem passado de R$ 4,20 nos últimos dias, o preço dos eletroeletrônicos poderá subir no ano, se o dólar se estabilizar nesse novo patamar, prevê.
Neste ano, de janeiro a setembro, a produção da indústria acumulou alta de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado. "Todo crescimento é bem-vindo. Ele mostra uma tendência de recuperação", diz o presidente da Eletros. Mas ele pondera que a base de comparação ainda é fraca e, mesmo com esse avanço, a produção da linha branca está abaixo do período anterior à crise, 2010 e 2012.
Para 2020, Nascimento Júnior diz que as expectativas são favoráveis, mas admite que a alta do câmbio traz incertezas. "Reforma tributária e abertura comercial também são no cenário atual os pontos de maior sensibilidade para o desenvolvimento do setor."
'Esquenta'
Mesmo antes da data oficial,o faturamento no comércio eletrônico já supera o esperado pelo mercado. Segundo levantamento da consultoria Ebit/Nielsen, as 12 primeiras horas de quinta-feira, 28, movimentaram R$ 149 milhões, crescimento de 24% em relação ao mesmo dia pré-evento no ano passado.
"Importante lembrar que, em 2018, a Black Friday aconteceu uma semana antes, acompanhada de um feriado", diz Ana Szasz, líder da Ebit/Nielsen. "O consumidor recebe no dia 29 a primeira parceira do 13.° salário, com dinheiro no bolso e já pensando no Natal, o brasileiro aproveita a oportunidade e a facilidade do e-commerce para fazer suas compras."
Entre os dias 25 e 27 de novembro, as vendas online totalizaram R$ 751 milhões, alta de 49% em relação ao ano anterior. "Verificamos que no esquenta da Black Friday deste ano, o varejo se mostrou mais preparado", comenta Ana. "Conhecendo as necessidades do mercado, ele conseguiu traçar estratégias mais assertivas com parceiros e fornecedores."
Já o volume de pedidos ultrapassou a marca de 308,5 mil, expansão de 11% em relação a 2018, que foi de 277 mil. Nessas primeiras horas, o tíquete de compra médio foi de R$ 483, 12% maior que no mesmo período do ano passado.
De acordo pesquisa da Promobit, plataforma online que reúne diversos produtos à venda, o volume de ofertas na quinta-feira já era três vezes maior que a média do dia. Até a tarde de quinta-feira, já haviam sido compartilhadas 1.600 ofertas na plataforma e a média de ofertas em um dia normal é de 500. "É bastante comum muitas lojas já liberarem boas ofertas na véspera, para fugir da concorrência da meia-noite", explica Fabio Carneiro, cofundador do site. "Para quem quer economizar, vale a pena ficar de olho nas promoções até sexta-feira à noite." / COLABOROU FELIPE LAURENCE
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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