Consórcio chinês leva PPP da Ponte Salvador-Itaparica com lance R$ 56,209 mi
O grupo foi o único interessado no projeto, que tem investimentos inicialmente estimados em R$ 5,3 bilhões.
A PPP prevê a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, com 12,4 quilômetros de extensão, além dos acessos à ponte em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001. Também deverá ser realizada uma nova rodovia expressa e a interligação com a Ponte do Funil, que será revitalizada.
O contrato de concessão é de 35 anos, sendo que o concessionário terá prazo de cinco anos para a realização de estudos e construção do sistema viário. Os demais 30 anos serão de gestão e administração do sistema.
O governo da Bahia diz que o projeto propicia a melhora da mobilidade entre a capital, a região metropolitana e o sul do Estado. A estimativa é que 24 municípios sejam beneficiados com o encurtamento da distância e redução do tempo de viagem em mais de 40%, por não mais ser necessário realizar o contorno de 100 quilômetros pela BR101 para acessar a capital baiana.
Outros 52 municípios devem ter a distância reduzida entre 20% e 40% da atual. A estimativa do governo baiano é de que a obra estimule o crescimento socioeconômico, com a geração de cerca de 100 mil postos de trabalho em 30 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.