IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Inflação anual britânica desacelera a 1,3% em dezembro, menor nível desde 2016

Londres

15/01/2020 06h51

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiu 1,3% em dezembro de 2019 ante igual mês do ano anterior, desacelerando em relação ao ganho anual de 1,5% observado em novembro e atingindo o menor nível desde novembro de 2016, segundo dados publicados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

O resultado de dezembro veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam nova alta de 1,5%, e afastou ainda mais a inflação britânica da meta do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), que é de uma taxa de 2%.

Em relação a novembro, o CPI do Reino Unido ficou estável em dezembro. Neste caso, a previsão de economistas era de acréscimo de 0,2%.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, também ficou estável em dezembro ante o mês anterior, mas registrou aumento anual de 1,4%.

Já o índice de preços ao produtor (PPI) "output" - que mede os preços na porta das fábricas - do Reino Unido ficou estável no mês passado ante novembro, mas subiu 0,9% no confronto anual. Fonte: Dow Jones Newswires.