Custo de vida das famílias paulistanas cresce 4,95% em 2019, diz FecomercioSP
Entre as categorias que puxaram a elevação, o segmento de Alimentos e bebidas apresentou acréscimo de 3,42% em dezembro, a maior alta do grupo em toda a série histórica, iniciada em dezembro de 2010, além de 8,15% no acumulado dos 12 meses de 2019.
A federação também destacou os setores de Transporte e Saúde, que apresentaram altas anuais de 6,07% e 5,02%, respectivamente.
Segundo a FecomercioSP, Alimentos e bebidas, Transportes e Saúde representam mais de 56% do orçamento médio dos lares, e, por estarem em alta, houve contração na renda das famílias em 2019 - especialmente para as classes E e D -, pois são itens de primeira necessidade.
Das nove categorias que compõem o indicador, apenas três sofreram contração em dezembro: Artigos de residência (-1,04%), Vestuário (-0,78%) e Habitação (-0,58%).
Apesar da alta no segmento de Alimentos e bebidas, houve recuo no preço de itens como o tomate (-24,44%), alface (-0,91%), mamão (-5,9%), queijo (-1,81%), linguiça (-1,11%) e peixe cação (-6,2%).
Para 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima safra recorde e aumento de plantio, o que deve diminuir a pressão inflacionária sobre a cadeia alimentícia, segundo a FecomercioSP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.