IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Boa Vista: índice de recuperação de crédito cai 3,3% em fevereiro ante janeiro

São Paulo

13/03/2020 08h34

O índice que mede a recuperação de crédito no País apresentou queda de 3,3% em fevereiro em relação a janeiro, com ajuste sazonal, informa a Boa Vista. Em 12 meses, cedeu 2,2%. No entanto, o indicador subiu 2,2% na comparação com fevereiro de 2019.

Conforme a Boa Vista avalia em nota, a queda do indicador de registros de inadimplência em 12 meses sugere que boa parte dos consumidores ainda está conseguindo manter em dia o pagamento de novas dívidas.

Por outro lado, o texto cita que além da segunda queda mensal consecutiva, o indicador de recuperação também segue negativo nesta base de comparação (-2,2% em fevereiro), mostrando a dificuldade que os consumidores com dívidas em atraso encontraram para reequilibrarem sua situação financeira e saírem do cadastro de inadimplentes nos últimos meses", afirma. Entre os principais fatores por trás desta dificuldade estão os elevados níveis de desocupação e subutilização da mão de obra e o fraco crescimento da renda, menciona.

Todas as regiões pesquisadas registraram queda no mês passado no confronto com janeiro. No mesmo sentido, na comparação interanual, apenas a região Sul apresentou resultado negativo, com variação de -2,4%.

Em termos regionais, o acumulado em 12 meses apresentou alta apenas na região Norte (1%). Em sentido oposto, na região Sul foi registrada a maior redução (-5,9%), seguida do Centro Oeste (-1,8%), Sudeste (-1,7%) e Nordeste (-1,5%).