IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Isolamento social custa R$ 20 bilhões ao Brasil, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Thaís Barcellos e Lorenna Rodrigues

Brasília

14/05/2020 07h05

Um estudo da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, divulgado na terça-feira (12), estimou que o custo do isolamento social para a economia do Brasil é de R$ 20 bilhões por semana.

Segundo o documento, o custo imediato foi estimado com base em levantamento detalhado de informações para os 128 produtos da Tabela de Recursos e Usos do IBGE. O isolamento social é defendido por autoridades sanitárias, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de evitar propagação veloz da covid-19 e o colapso do sistema hospitalar.

O estudo do Ministério da Economia afirma que os impactos econômicos podem ser divididos em três pontos: impacto imediato diante das restrições à produção e ao consumo; duração do período de recuperação; e impacto sobre a trajetória de longo prazo da economia.

No caso do efeito sobre a trajetória de longo prazo da economia, o documento alerta que as projeções podem ser muito piores caso a paralisação dure por um período maior do que até 31 de maio. A SPE destaca que os efeitos da quarentena não se dão somente para o período em que vigora, mas tem efeitos para os trimestres e anos posteriores.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.