BCE sinaliza que pode ajustar instrumentos de política monetária em junho
Na ocasião, o BCE manteve o tamanho do PEPP em 750 bilhões de euros e deixou inalteradas também as demais configurações de sua política monetária, após lançar nas semanas anteriores agressivas medidas em reação à disseminação da covid-19 pela Europa.
Na ata, publicada nesta sexta-feira, o BCE diz haver sinais de que o PEPP se estabeleceu como uma "importante âncora" de estabilidade para o euro e para os mercados de bônus soberanos da zona do euro.
Ainda no documento, o BCE avalia que suas medidas de política fiscal têm fornecido acomodação monetária "vigorosa, mas ressaltou que a política fiscal também é necessária para desempenhar um "papel essencial" na solução de problemas relacionados à crise do coronavírus.
Na reunião do mês passado, dirigentes do BCE demonstraram preocupação com o fato de que cenários econômicos traçados pela própria instituição estão se tornando rapidamente datados, diante da "evolução das condições", diz a ata. Dos três possíveis cenários apresentados, o "suave" foi considerado muito otimista", afirma o documento.
O BCE também acredita, segundo a ata, que uma recuperação econômica em "forma de V" provavelmente pode ser descartada, uma vez que a demanda só deverá se recuperar gradualmente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.