PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

ABPA diz apoiará Aurora em esclarecimentos contra suspensão de importação

São Paulo

18/08/2020 12h47

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa, em nota encaminhada ao Broadcast Agro (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), que está apoiando a Aurora Alimentos para a apresentação dos esclarecimentos, com bases técnico-científica, no que se refere à suspensão de exportação de carne de frango da unidade de Xaxim (SC) para Hong Kong.

A ABPA também "apoiará o Ministério da Agricultura, dentro das tratativas com as autoridades de Hong Kong, para que a situação se clarifique e se restabeleça", informa no comunicado.

A entidade ressalta que ainda não houve notificação oficial da suspensão. "Porém, cabe mencionar - como é ressaltado pela própria autoridade sanitária de Hong Kong, não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)."

A ABPA diz que também apoiará a busca por soluções no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), já que não se trata de uma decisão tomada com base em critérios científicos.

A associação reafirma, também, que o setor exportador brasileiro já adotou todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos, que foram aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global.