Grupo Transportes sobe 1,00% no IPCA-15 de novembro
Os combustíveis mais caros pressionaram o orçamento das famílias em novembro. O grupo Transportes passou de um aumento de 1,34% em outubro para uma elevação de 1,00% este mês, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo deu a segunda maior contribuição para a taxa de 0,81% do IPCA-15 de novembro, o equivalente a 0,20 ponto porcentual, atrás apenas de Alimentação e bebidas (0,44 ponto porcentual).
A gasolina avançou 1,17%, um impacto individual de 0,06 ponto porcentual sobre a inflação. O óleo diesel ficou 0,53% mais caro, enquanto o gás veicular subiu 0,55%. O etanol aumentou 4,02%.
O automóvel novo teve alta de 1,07%, impacto de 0,03 ponto porcentual no IPCA-15. As passagens aéreas subiram 3,46% em novembro, depois do avanço de 39,90% em outubro.
As principais quedas ocorreram nas tarifas dos ônibus interestaduais (-0,52%) e dos ônibus intermunicipais (-0,40%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.