Black Friday antecipou descontos em até 8 semanas; média é de 51,36%
"Se colocarmos isso na conta, os descontos podem ser parecidos ou até proporcionalmente menores que os do últimos ano", diz Thoran Rodrigues, fundador e CEO da BigDataCorp, que se juntou à PayPal para a realização da pesquisa sobre os descontos desta sexta-feira de promoções.
O estudo indica que, à meia noite desta quinta-feira, 26, a adesão à data chegou a 98,35% dos mais de 1,5 milhão e-commerces do País. Há oito semanas, 63,25% das lojas online já ofereciam promoções. Nas oito semanas antes da Black Friday, os descontos deste ano chegavam a 5,94%, em média. Duas semanas antes da data, porém, os descontos avançaram progressivamente para 45,35% neste ano, contra 10,58% no mesmo período de 2019.
Já nesta sexta-feira, entre os grandes e-commerces com mais de 500 mil acessos por mês, o desconto médio foi de 59,74%. Entre os demais e-commerces, o porcentual chegou a 50,58%.
Para Thiago Chueiri, head de vendas do PayPal Brasil, a antecipação da data tem diversos benefícios aos lojistas. Evita-se problemas de congestionamento dos sites; testa-se a demanda dos consumidores por determinados produtos; além de poder trabalhar com descontos menos agressivos de cara. "Além disso, o foco dos varejistas é trazer o consumidor para o seu aplicativo. Assim, se o cliente já havia baixado o app, não seria uma boa estratégia esperar até a sexta-feira de promoções para falar com esse cliente", diz.
No top 5 categorias em que a pesquisa Big DataCorp encontrou os maiores descontos, a medalha de ouro foi para livros, músicas e filmes, com redução de 59,25%. Na sequência vêm brinquedos, com descontos de 55,98%; eletrônicos, com 58,22%; roupas e moda, 51,16%; e cosméticos, 45,96%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.