PIX acumula 92,5 milhões de operações, num total de R$ 83,4 bi, diz BC
Até a terça-feira, 15, haviam sido registradas 116 milhões de chaves. Deste total, 111 milhões estão ligados a pessoas físicas e 5 milhões a empresas. "Esperamos que a adesão de empresas ao PIX seja mais lenta que a de pessoas físicas", afirmou.
Segundo Duarte, à medida que as instituições financeiras lancem funcionalidades para empresas no PIX, a adesão de pessoas jurídicas tende a aumentar.
A chave de usuário é um identificador de contas: o cliente pode cadastrar um número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou um EVP (uma sequência de 32 dígitos a ser solicitado no banco). Por meio dela, é possível receber pagamentos e transferências. A chave é um "facilitador" para identificar o recebedor, mas não é indispensável para receber um PIX.
Duarte participou na manhã desta quarta de coletiva de imprensa sobre o PIX. Lançado em 16 de novembro, o PIX permite pagamentos e transferências 24 horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano. As operações ocorrem em menos de dez segundos.
Competição
Também presente na coletiva de imprensa, o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, afirmou que a cobrança de tarifas das empresas no PIX - o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos - é determinada pelo mercado financeiro. Segundo ele, é a competição entre as instituições financeiras e de pagamentos pelo cliente que permitirá, no futuro, que as tarifas sejam mais baixas.
"Sempre enfatizamos que a tarifação para pessoa jurídica na ponta recebedora é determinada pelo mercado", disse Pinho de Mello. "Confiamos que a competição fará seu trabalho. Tenho confiança de que, com vários competidores, o mercado encontrará o preço correto no PIX."
Estabelecimentos comerciais que recebem pelo PIX estão sujeitos ao pagamento de tarifas aos bancos ou fintechs que ofertam o serviço. Conforme o BC, as tarifas cobradas muitas vezes estão dentro de um pacote de serviços. Como o sistema é novo, também é normal que as primeiras instituições a lançarem produtos cobrem tarifas um pouco maiores, porque há poucos concorrentes.
"O mercado vai encontrar preço certo no PIX e ele será barato para o usuário final", reforçou Pinho de Mello.
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