Aneel adia definição de regra de transferência de recursos para redução de tarifa
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu adiar a discussão da regulamentação da transferência de recursos de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e eficiência energética para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A medida, que deve atenuar os reajustes tarifários, estava prevista na Medida Provisória (MP) 998, sancionada recentemente.
O texto determina que sejam repassados recursos que as empresas de energia elétrica devem aplicar anualmente em projetos de pesquisa e que estavam parados no caixa dessas companhias.
O montante será transferido para a CDE, que banca diversos subsídios e políticas públicas, até 2025. O fundo setorial é formado, principalmente, por valores recolhidos nas contas de luz de todos os consumidores.
Durante a reunião desta terça-feira, 16, a relatora do processo, diretora Elisa Bastos, apresentou sua proposta de regulamentação, mas os demais diretores apontaram pontos a serem aprimorados e discutidos.
Após a decisão, o diretor Efrain Cruz fez um apelo para que o processo volte à pauta antes de 10 de abril. Ele argumentou que é necessário a definição da regulamentação para que a diretoria possa deliberar sobre a conta mensal de CDE referente ao próximo mês - ainda não há definição do Orçamento para 2021.
O diretor pediu para que o tema seja analisado ainda no mês de março.
UOL Economia+ fará evento para quem quer investir
Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.
O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.