BC da Austrália mantém juro básico na mínima histórica de 0,10%
Em comunicado divulgado após a reunião, o presidente do RBA, Philip Lowe, afirmou que a instituição não espera elevar a taxa básica de juros antes de 2024. O dirigente voltou a citar como condições para um aperto monetário um aumento sustentável da inflação até a faixa de 2% a 3%.
"A economia está operando com considerável capacidade ociosa e o desemprego ainda é muito alto", afirmou Lowe no texto. "Reduzir essa capacidade ociosa e recuperar o mercado de trabalho para gerar aumentos salariais consistentes com o cumprimento da meta de inflação levará algum tempo."
Apesar do prognóstico, o RBA considerou que a economia australiana está se recuperando em ritmo mais rápido do que o previsto. A instituição afirmou ainda que pretende "monitorar de perto" as condições do mercado imobiliário do país, considerando o ambiente de juros baixos e de aumento dos preços de imóveis.
O RBA também informou que seu programa de compra de 100 bilhões de dólares australianos (US$ 76 bilhões) em títulos do governo do país está quase concluído e que um novo programa de igual valor vai começar na próxima semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.