Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Dívida bruta do governo geral fica em 82,9% do PIB em outubro, mostra BC

A dívida pública brasileira ficou estável em outubro, segundo dados divulgados pelo Banco Central - Getty Images
A dívida pública brasileira ficou estável em outubro, segundo dados divulgados pelo Banco Central Imagem: Getty Images

Eduardo Rodrigues e Thaís Barcellos

Brasília

30/11/2021 10h22Atualizada em 30/11/2021 11h42

A dívida pública brasileira ficou estável em outubro. Dados divulgados nesta terça-feira, 30, pelo Banco Central mostram que a Dívida Bruta do Governo Geral fechou outubro aos R$ 7,009 trilhões, o que representa 82,9% do Produto Interno Bruto (PIB). O porcentual, divulgado pelo Banco Central, é igual ao de setembro (dado revisado nesta terça-feira).

Com influência da inflação e da recuperação econômica este ano, a dívida bruta teve uma trajetória de queda de março a agosto de 2021, mas voltou a subir em setembro. No fim de 2020, o porcentual era de 88,8% - o recorde histórico - e o governo estima que a dívida bruta vai terminar 2021 em 80,6%.

No melhor momento da série, em dezembro de 2013, a dívida bruta chegou a 51,5% do PIB.

A Dívida Bruta do Governo Geral - que abrange o governo federal, os governos estaduais e municipais, excluindo o Banco Central e as empresas estatais - é uma das referências para avaliação, por parte das agências globais de classificação de risco, da capacidade de solvência do País.

Na prática, quanto maior a dívida, maior o risco de calote por parte do Brasil.

O BC informou ainda que a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) passou de 58,5% para 57,6% do PIB em outubro. A DLSP atingiu R$ 4,865 trilhões. A dívida líquida apresenta valores menores que os da dívida bruta porque leva em consideração as reservas internacionais do Brasil.