BC/Guardado: próximos trimestres devem ser de desaceleração global
A avaliação repete comentário do BC na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de junho nesta manhã, de que o colegiado já "antecipa" desaceleração global devido às tensões geopolíticas e o aperto monetário no mundo. Da mesma forma, o Copom destacou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve arrefecer nos próximos trimestres, com efeitos defasados da alta de juros.
"A preocupação com maior inflação em décadas no mundo tem afetado a formação de expectativa de famílias. O estágio atual de inflação requer política monetária mais apertada também em países desenvolvidos", disse, em participação em painel do evento Semana Brasil - OCDE, organizado pelo governo federal e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Segundo Guardado, a característica mais importante do ambiente global nos últimos anos é a razoável sincronia nas políticas contracíclicas pelos BCs e governos, que tem acentuado reações de mercados e economias. "A terceira fase da pandemia, que estamos passando agora, é de reversão das políticas monetária, em maior medida, e fiscal."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.