IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CVM abre oitavo processo no caso da Americanas

O procedimento foi aberto na Gerência de Orientação aos Investidores a partir da reclamação de um investidor. - Mauro Pimentel / AFP
O procedimento foi aberto na Gerência de Orientação aos Investidores a partir da reclamação de um investidor. Imagem: Mauro Pimentel / AFP

Juliana Garçon

em Rio de Janeiro

23/01/2023 11h27

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) instaurou mais um processo - o oitavo - para apurar as circunstâncias da crise da Americanas. O número do processo, que tem a data de domingo, é 19957.000759/2023-16.

A reguladora do mercado de capitais também está investigando a atuação das agências de classificação de risco nas emissões das Americanas e a atuação de intermediários como coordenadores líderes em ofertas públicas da companhia.

Em comunicado, a CVM destacou que está trabalhando em cooperação com a Polícia Federal e Ministério Público Federal. E afirmou que também está em constante diálogo com a Advocacia-Geral da União, notadamente a PRF2, a fim de coordenar eventual atuação conjunta em juízo.

A força-tarefa da reguladora do mercado de capitais abrange a Superintendência de Relações com Empresas (SEP), a de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI), a de Normas Contábeis e Auditoria (SNC), a de Processos Sancionadores (SPS), a de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI), a de Registro de Valores Mobiliários (SRE) e a de Securitização (SSE). Ainda no comunicado, a CVM informa que está acompanhando o andamento dos processos no âmbito de seu Comitê de Gestão de Riscos da CVM.

O procedimento foi aberto na Gerência de Orientação aos Investidores a partir da reclamação de um investidor.

A Americanas deu entrada em processo de recuperação judicial na quinta-feira, 19, após reportar "inconsistências contábeis" em 11 de janeiro.