Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Haddad e Massa propõem simplificar acordos de pagamento em moedas locais

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, fala durante um painel de discussão no Fórum Econômico Mundial 2023, em Davos, na Suíça - Arnd Wiegmann/Reuters
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, fala durante um painel de discussão no Fórum Econômico Mundial 2023, em Davos, na Suíça Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters

Eduardo Gayer

Em Buenos Aires (Argentina)

23/01/2023 16h10Atualizada em 23/01/2023 17h28

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, propuseram em memorando conjunto assinado hoje, em Buenos Aires, a simplificação e modernização de acordos de pagamento em moedas locais.

O Broadcast Político antecipou na manhã desta segunda-feira a assinatura do documento, que dá início aos estudos para uma unidade comum de troca entre Brasil e Argentina para transações comerciais e financeiras.

"Propõem que a assinatura do presente instrumento dê início a ações destinadas a superar barreiras e dinamizar o comércio bilateral, a simplificar a modernizar acordos de pagamento em moedas locais e a fortalecer a integração regional", diz o memorando.

O texto traz o compromisso de expansão do uso de moedas locais, com a intensificação das negociações entre os bancos centrais e outros órgãos responsáveis para aperfeiçoar o SML (Sistema de Pagamentos em Moeda Local), com a ampliação de seu uso e escopo, visando um comércio com menos obstáculos.

"As partes acordam em avançar em acordos e instrumentos que facilitem o livre fluxo de divisas entre os países, sob um esquema compatível com a estabilidade financeira e macroeconômica", diz o documento assinado por Haddad e Massa, que defende a necessidade de se aprofundar a integração regional.