IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lula e Von der Leyen conversam ao telefone para avançar em acordo Mercosul-UE

Brasília

16/02/2023 14h37

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou ao telefone nesta quinta-feira, 16, com a presidente da Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, Ursula Von der Leyen, em meio às negociações entre as duas partes para destravar o acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul.

Nas redes sociais, Von der Leyen falou em fortalecer a relação bilateral. "Boa ligação com o Presidente Lula. Ambos estamos empenhados em fortalecer a parceria União Europeia-Brasil, notadamente levando o acordo do Mercosul à linha de chegada e intensificando nossa luta conjunta contra o desmatamento. Estou ansiosa para visitar o Brasil em breve", escreveu a presidente da Comissão Europeia.

Lula respondeu à postagem e afirmou que Von der Leyen será "muito bem recebida". "Vamos reforçar as parcerias entre Brasil e União Europeia para o fortalecimento das nossas economias e o avanço de causas comuns para a construção de um mundo melhor", acrescentou o presidente brasileiro.

O acordo comercial entre União Europeia e Mercosul já foi aprovado, mas a ratificação está travada nos parlamentos das nações europeias por críticas à política ambiental brasileira adotada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula já ordenou a seus auxiliares diplomáticos que negociem o destravamento do acordo com a melhora dos índices ambientais brasileiros registrados logo em janeiro.