IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da Turquia corta juro básico a 8,5% para sustentar economia após terremoto

São Paulo

23/02/2023 08h41

O Banco Central da Turquia decidiu cortar sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 8,5%, ao concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, 23, na tentativa de sustentar a economia após o terremoto que atingiu o país este mês. A mudança veio após o BC turco deixar seu juro básico inalterado em 9% por duas reuniões seguidas. Economistas consultados pela FactSet, no entanto, previam uma redução mais agressiva da taxa hoje, a 8%.

Em comunicado, o BC turco avaliou que o terremoto que atingiu o país irá afetar a atividade econômica da Turquia no curto prazo, mas não terá impacto permanente. O BC turco afirmou também que a redução de juros é "adequada" para sustentar a recuperação necessária após o terremoto, mas acrescentou que irá priorizar a criação de condições financeiras que minimizem os efeitos do desastre.

Ainda no comunicado, o BC turco disse que está monitorando de perto os efeitos do terremoto na inflação doméstica. Em janeiro, a taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) turco desacelerou significativamente, para 57,7%, o menor nível em 11 meses. Em dezembro, a taxa havia sido de 64,3%.