IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo arcabouço fiscal vai agradar a todos, inclusive ao mercado, diz Tebet

Simone Tebet toma posse como ministra do Planejamento e Orçamento - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Simone Tebet toma posse como ministra do Planejamento e Orçamento Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Giordanna Neves

Em Brasília

09/03/2023 14h55Atualizada em 09/03/2023 16h40

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira, 9, que o novo arcabouço fiscal, que substituirá o atual teto de gastos, vai agradar a todos, inclusive ao mercado financeiro. Tebet participou nesta quinta de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na qual foi apresentado o novo mecanismo fiscal.

Ela afirmou que a moldura, as regras e os números sobre o novo arcabouço serão anunciados por Haddad, após ser apresentado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Tebet garantiu, no entanto, que o mecanismo vai agradar a todos, porque atende tanto o lado da preocupação em zerar o déficit fiscal e estabilizar a relação dívida/PIB, quanto garantir os investimentos necessários para o País voltar a crescer.

"É um arcabouço fiscal responsável, preocupado com a responsabilidade fiscal, com o déficit primário, com a estabilização da dívida/PIB, mas atendendo a um pedido justo do presidente da República, porque assim quer a democracia brasileira, de que temos que ter recursos para os investimentos necessários para fazer o Brasil voltar a crescer", disse a ministra após a reunião.

Ela evitou entrar em detalhes sobre a perspectiva de prazo para zerar o déficit fiscal no País. A ministra disse ainda acreditar que o novo arcabouço seja anunciado ainda este mês e que agora é preciso alinhar a agenda.