IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Tebet: A reforma tributária é a salvação da lavoura para Brasil crescer

Ministra Simone Tebet em entrevista coletiva do anúncio do novo arcabouço fiscal do governo  - 30.mar.2023 - Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
Ministra Simone Tebet em entrevista coletiva do anúncio do novo arcabouço fiscal do governo Imagem: 30.mar.2023 - Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

Eduardo Rodrigues

Em Brasília

13/04/2023 16h10Atualizada em 13/04/2023 18h24

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, repetiu nesta hoje que a reforma tributária é a "única bala de prata" para salvar o Brasil.

"A reforma tributária é a salvação da lavoura, se queremos crescer e termos crescimento duradouro, com geração de emprego e renda para as pessoas. Há mais de duas décadas só crescemos em média 1,5% (por ano)", afirmou, em aula magna aos alunos de graduação na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Araraquara.

Segundo a ministra, a reforma tributária permitirá a reindustrialização de Estados como São Paulo, além de aportes para o Norte e Nordeste por meio de um fundo de desenvolvimento regional.

"O Brasil não se sustenta porque não tem uma educação de qualidade e um trabalhador produtivo. Mas não cresce também porque o nosso sistema tributário é caótico, coisa de manicômio", completou.

Em palestra sobre sua trajetória política, a ministra disse aos estudantes que o Brasil voltou a planejar no atual governo e afirmou que os parceiros internacionais e comerciais estavam com saudades do País. "Vamos conseguir captar muito financiamento ao fazer um único dever de casa: cuidar das nossas florestas. O mundo só quer isso", concluiu.