BC pede projeções mensais de núcleos e de fiscal de longo prazo em pesquisa pré-Copom
No questionário pré-Copom, além da tradicional pergunta de projeções para a inflação de 2023 e 2024, o BC também pediu estimativas mensais para o IPCA - índice oficial de inflação - de abril a junho, assim como as previsões para a média dos núcleos para os mesmos meses.
Outra novidade é o tópico que trata do cenário de longo prazo para a dívida bruta e a dívida líquida do País. O BC pede a projeção em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para as duas variáveis em 2032 e pergunta qual é o valor máximo observado entre 2023 e 2032, com discriminação de em que ano ocorre.
Na quarta-feira, Campos Neto também avaliou o projeto de arcabouço fiscal apresentado pelo governo como "bastante razoável", mas que não há relação mecânica com a política monetária e que é preciso ver as expectativas de inflação baixarem.
Na pesquisa, há também pedido de projeções do mercado de crédito. Como de costume, o BC também pergunta as estimativas para o PIB do Brasil em 2023, com discriminação para o primeiro e o segundo trimestres deste ano, e para o mercado de trabalho.
Há ainda perguntas sobre inflação e crescimento econômico em 2023 e 2024 nos Estados Unidos, China e zona do euro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.