IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Casa Branca: Biden deixou claro que projeto sobre teto da dívida não se tornará lei

São Paulo, 26

26/04/2023 20h38

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, "deixou claro" que o projeto aprovado nesta quarta-feira, 26, na Câmara dos Representantes americana "não tem qualquer chance de se tornar lei", informou a Casa Branca. Em nota, o governo reforça que os republicanos do Congresso devem agir de forma imediata e sem condições para evitar o default na dívida pública e garantir a credibilidade dos EUA.

A Casa Branca alega que o projeto aprovado pelo partido republicano prevê cortes em áreas sociais importantes e desvia empregos na área industrial para o exterior, enquanto "luta" para estender cortes nos impostos para corporações lucrativas e ricas. "O presidente Biden nunca forçará as famílias de classe média e trabalhadora a arcar com o ônus dos cortes de impostos para os mais ricos, como faz este projeto de lei", ressalta o comunicado.

A nota ainda lembra que diversos especialistas estão alertando sobre o risco do default na economia americana, o que poderia gerar uma crise financeira.

Votado no início da noite, o projeto de lei foi aprovado por uma margem reduzida na Câmara e agora vai para votação no Senado, onde deve encontrar resistência da maioria democrata. O projeto é defendido pelo presidente da Câmara, Kevin McCarthy, e outros republicanos como instrumento de negociações para aumentar o teto da dívida, sob condição de ajustes e limitações orçamentárias nos próximos anos.

*Com informações da Dow Jones Newswires