EUA vão cooperar com Índia na inovação de tecnologias, semicondutores e IA, diz Biden
Segundo os líderes, os Estados Unidos devem expandir investimentos para aprimorar o comércio bilateral com a Índia.
O premiê indiano revelou que, durante reuniões e encontros nos EUA, fechou acordos de investimentos de infraestrutura com as empresas Google, General Eletric e Micron, esta última recentemente sancionada pelo governo da China.
"Decidimos que vamos criar uma cadeia de oferta bilateral segura e confiável", afirmou Modi. "Os EUA são o nosso maior parceiro comercial e hoje marcamos um novo começo."
Biden e Modi também comentaram sobre a intenção de ampliar esforços conjuntos em iniciativas para combater a crise climática e em fortalecer a defesa militar bilateral. Com relação à transição verde, Biden destacou que os EUA têm ampliado investimento para ajudar países em desenvolvimento a crescer sem aumentar as emissões de carbono, citando como exemplo os recursos destinados para o Fundo Amazônia, no Brasil.
Comentando sobre a guerra na Ucrânia, Modi afirmou que a Índia está disposta a "fazer de tudo para garantir a paz" no país e no mundo.
Questionados sobre a resistência do partido de Biden em apoiar a parceria com a Índia diante de violações de direitos humanos pelo governo Modi, ambos os líderes reforçaram que os países "compartilham os mesmos valores democráticos".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.