Lula diz desejar que Plano Safra da Agricultura Familiar chegue a todos os Estados brasileiros
Ele comentou que, nos anos 1990, quando Ciro Gomes era ministro da Fazenda do ex-presidente Itamar Franco, os recursos do Plano Safra voltados à agricultura familiar eram acessados principalmente por produtores de Estados do Sul, por serem mais acostumados com os trâmites de contratação. "Neste plano lançado aqui, queremos (que o crédito) seja acessado em todos os Estados brasileiros, que não haja diferença (no acesso)", afirmou. Ciro foi ministro entre 1994 e 1995.
"Eu quero que vocês utilizem todos os recursos do Plano Safra e exijam mais do governo quando acabar. Estamos retomando uma política que nunca deveria ter acabado", disse Lula, sobre os R$ 71,6 bilhões em crédito anunciados nesta quinta-feira.
O presidente da República também fez referência ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que estimulava a compra de armas. "Diferente de outros presidentes, não estou mandando vocês comprarem armas; quero que vocês produzam o máximo que puderem de alimentos. A grande arma que precisamos no País é o povo de barriga cheia", afirmou.
Haddad prega mobilização relacionada a terras improdutivas
Na mesma cerimônia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que é preciso criar uma mobilização no País para redestinar as terras improdutivas para a produção de alimentos. Ele argumentou que a dolarização da economia com as commodities tem afetado o preço das terras no Brasil, o que precisa ser revisto para a necessidade de se ampliar a produção de alimentos.
"A economia não vai bem se o campo não for bem, a economia não vai bem se o alimento for caro, se a miséria for a prática estabelecida no campo", disse Haddad.
O chefe da Fazenda ressaltou que o solo degradado precisa ser colocado a serviço do agricultor familiar e defendeu que o grande e o pequeno agronegócio são duas metades que precisam se unir - ainda que o próprio governo tenha dividido a área em dois ministérios, o da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.
De acordo com Haddad, o Plano Safra foi recebido com entusiasmo no Brasil, mas a relação do País com o campo, apesar de forte, precisa ser aperfeiçoada diante dos desafios à frente, como as mudanças climáticas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.