Empresas no Reino Unido projetam inflação menor, mas ainda acima da meta, diz BoE

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) publicou nesta quinta-feira, 3, pesquisa que mostra empresas esperando inflação um pouco mais baixa adiante do que no levantamento anterior, porém ainda em nível bem acima da meta de 2%. Os números estão na sondagem mensal da instituição com diretores financeiros (CFO, na sigla em inglês), na qual foram recebidas 2.227 respostas na pesquisa conduzida entre 7 e 21 de julho.

O BoE aponta que, olhando adiante, as empresas esperam que a inflação de produtos finalizados pelas empresas ("output price inflation") fique em 5,2% no trimestre até julho, queda de 0,1 ponto porcentual na comparação com os três meses até junho. Olhando um ano à frente, as empresas esperavam em julho que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) desacelerasse a 5,4%, quando em junho previam 5,7%.

Para o horizonte de três anos, as empresas esperavam que o CPI desacelere a 3,3%, quando em junho projetavam 3,7%.

As empresas ainda apontam na pesquisa mais recente que projetam que o crescimento anual dos salários seja de 5,0%. Em junho, projetavam avanço de 5,3% neste componente. Para o horizonte de três anos, esperam agora alta de 5,2%, também de 5,3% anteriormente.