Haddad: Lula quer neste ano projeto de compras governamentais para internacionalizar tecnologia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer um projeto de compras governamentais ainda neste ano para internacionalizar tecnologia, com vistas ao programa de neoindustrialização do País. A entrevista foi gravada na sexta-feira, 11, e divulgada nesta segunda-feira, 14.

Segundo o ministro, essa medida também está alinhada ao plano de transição ecológica. Haddad disse que o País tem condições de produzir e exportar aço e alumínio verdes, com certificação. Ele criticou quem não consegue vislumbrar a possibilidade de um "capitalismo verde", aliando produção e proteção ambiental, e criticou aqueles que elogiam a China sem lembrar que o País é um dos grandes poluidores.

Ele ainda disse que os críticos ao capitalismo têm legitimidade, dada a gravidade da situação, mas que o desafio de propor algo pós-capitalista atualmente é muito maior do que já foi. Ele disse ainda que é enriquecedor estar em partido que acredite em utopias, mesmo que elas nunca cheguem.