China ampliará coordenação de políticas diversas para impulsionar crescimento e atingir metas

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, afirmou nesta quarta-feira, 16, que o país terá como foco nos próximos meses fortalecer a coordenação de diversas políticas para impulsionar o crescimento e atingir as metas econômicas definidas para este ano.

Em reunião do Conselho Estatal chinês, Li Qiang enfatizou que os esforços precisam ser concentrados em expandir a demanda doméstica, promover investimentos - especialmente do setor privado - e acelerar o consumo em massa, além de trabalhar "de forma sólida" em pesquisas preliminares e reservas para grandes projetos.

A China também implementará uma nova rodada de reformas de empresas estatais, otimizando o ambiente de desenvolvimento para empresas privadas e concentrando mais iniciativas para atrair e utilizar capital estrangeiro, informou a autoridade.

"Esforços devem ser feitos para prevenir e neutralizar os principais riscos, promovendo efetivamente a redução substancial dos riscos em áreas-chave de maneira ordenada e eficaz", acrescentou o premiê, segundo nota oficial.