Esse conteúdo é antigo

Juro do rotativo do cartão sobe 8,7 pontos porcentuais e chega a 445,7% ao ano

O juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiu 8,7 pontos porcentuais de junho para julho, informou nesta segunda-feira, 28, o Banco Central (BC). A taxa passou de 437,0% para 445,7% ao ano.

A modalidade emergencial de crédito está no centro das discussões econômicas e políticas do país neste momento devido às taxas mais caras do mercado. O assunto é tema de um grupo de trabalho formado pelo Ministério da Fazenda, o Banco Central e os bancos.

Recentemente, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a solução estava se "encaminhando" para o fim do rotativo, e a dívida do cartão seria automaticamente atrelada ao parcelado com juros. Desde 2017, os bancos são obrigados a transferir, após um mês, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, a juros mais baixos.

Campos Neto também indicou que poderia haver uma tarifa de desincentivo para o parcelado sem juros "longo", que é do interesse dos bancos, enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é contra acabar com o parcelamento sem cobrança de taxas.

Além disso, na semana passada, o deputado Alencar Santana (PT-SP) propôs, em seu parecer sobre o projeto do Desenrola, limitar a taxa no rotativo e no parcelado com juros ao valor do principal da dívida, se os bancos não propuserem uma autorregulação em 90 dias após a entrada em vigor da lei.

No caso do parcelado, o juro passou de 196,1% para 198,4% ao ano entre junho e julho. Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 104,2% para 102,7%.

17 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Roberto Luiz Ferro Bogus

Taí mais uma vez a "estratégia do Governo do PT Ao topo da pirêmide tudo.Bancos e Empreiteiras deitam e rolam,como nos dezeseis anos ateriores com Lula e Dilma e agora outra vez.Alem de causarem desemprego,fechando agências e demitindo pessoas. A base é comprada com as famosas "bolsas tudo",são os que se vendem por um sanduiche. O meio paga as contas,paga impostos caríssimos,gera empregos e ainda é chamado de elite,Faria Lima,entre outros nomes criados pelo Marketing da esquerda. Oremos.

Denunciar

Jorge Mitsuo Tengan

Agora eu pergunto aos ECONOMISTAS ESPECIALISTAS. Por que essa alta se a SELIC caiu ? E por que os juros estão BEM longe dos 13,25 % da SELIC ? Eu sei que vão aparecer pseudo economistas tentando explicar como funciona a economia. Tudo bem afinal estamos numa democracia e ainda podemos emitir nossas opiniões.

Denunciar

Joao Pereira de Melo

A equipe econômica de Lula declarou, fonte  CNN, que precisa arrecadar além do que é previsto para o ano seguintes,  mais 120 bilhões de reais para 2024, tudo indica que de alguma forma vão fazer esta coleta, seja no aumento dos impostos ou na retirada dos depósitos dos investidores.

Denunciar