Brasil gerou 1,146 milhão de postos de trabalho no trimestre até dezembro, afirma IBGE

O Brasil registrou uma geração de 1,146 milhão de vagas no mercado de trabalho no trimestre até dezembro, o último de 2023, ante os três meses até setembro. Trata-se de um aumento de 1,1% na ocupação ante o trimestre anterior, informou nesta terça-feira, 31, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, a população ocupada somou 101 milhões de pessoas no trimestre encerrado em dezembro. Em um ano, a alta foi de 1,6% e mais 1,6 milhão de pessoas encontraram uma ocupação.

Já a população desocupada recuou em 234 mil pessoas em um trimestre, totalizando 8,1 milhões de desempregados no trimestre até dezembro. Em um ano houve redução de 5,7% nesse grupo e 490 mil pessoas deixaram o desemprego.

A população inativa ou fora da força de trabalho, por sua vez, somou 66,3 milhões de pessoas no trimestre encerrado em dezembro, 543 mil a menos do que no trimestre anterior (-0,8%). Na comparação com um atrás, informou o IBGE, esse contingente ficou "estável", com uma alta leve de 0,6%.

O nível da ocupação - porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar - ficou em 57,6% no trimestre até dezembro, 0,5 ponto porcentual acima do registrado no trimestre encerrado em setembro, e 0,4 ponto porcentual acima do nível registrado um ano antes, em dezembro de 2022.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes