Tebet apresentam cronograma de revisão de gastos para 2024 em contribuição para meta zero

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou o cronograma da revisão de gastos públicos em 2024 em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na tarde desta quarta-feira, 21.

O projeto é uma colaboração da pasta para identificar programas menos eficientes que podem ter uma melhor alocação dos recursos, com o foco de repriorizar o uso do dinheiro público, e auxiliar na perseguição da meta fiscal de zerar o déficit das contas públicas neste ano.

"Apresentamos o cronograma de 2024, o quanto poderemos contribuir na revisão de gastos para o Orçamento brasileiro e, consequentemente, para que possamos cumprir a meta zero imposta pelo arcabouço fiscal", disse ao deixar a reunião. "Não estamos falando em economia, mas em repriorizar os gastos", defendeu a ministra.

Recomendado para você

Tebet lembrou que há parceria de outros ministérios para a revisão dos gastos e citou como exemplo o Ministério do Desenvolvimento Social e o pente-fino do Bolsa Família, além da colaboração do Ministério da Previdência e INSS com os benefícios previdenciários.

A ministra destacou que no momento oportuno será divulgado um cronograma da revisão e os montantes previstos para 2024 e que há um cardápio de ações possíveis, que foram apresentadas a Haddad hoje - o ministro ficou satisfeito com as informações.

Ela reiterou que alguns desses pontos dependem de decisões políticas que precisam do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.