PIB dos EUA cresce 3,2% no 4º trimestre de 2023, após revisão para baixo

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 3,2% no quarto trimestre de 2023, segundo revisão divulgada nesta quarta-feira, 28, pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou abaixo da estimativa inicial e da previsão de analistas consultados pela FactSet, de alta de 3,3% em ambos os casos.

A leitura mostra significativa desaceleração da economia americana em relação ao terceiro trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve expansão anualizada de 4,9%.

Em todo o ano de 2023, o PIB americano mostrou crescimento de 2,5%, como já havia sido estimado há cerca de um mês, após o acréscimo de 1,9% de 2022.

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 1,8% no quarto trimestre, perdendo força depois de avançar 2,6% no terceiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 2,1% entre outubro e dezembro, depois de avançar 2% no trimestre anterior.

No primeiro cálculo, os ganhos anuais do PCE e de seu núcleo no quarto trimestre haviam sido estimados em 1,7% e 2%, respectivamente. O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.