Fundo fecha acordo para assumir a operação do Dia no Brasil

O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, do Banco Master, para vender a sua operação no Brasil. A rede espanhola se comprometeu a realizar um aporte de 39 milhões de euros em benefício do Dia Brasil na transação que resultará no desinvestimento total por parte do grupo no País.

Em nota, a rede afirma que a venda de 100% do capital no Brasil vai permitir que ela foque em seus mercados mais rentáveis. "Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management", explica.

A conclusão do negócio está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de recuperação judicial após um processo de reestruturação no País, anunciado uma semana antes. Conforme informado na época, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar estabilizar a operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas depois dos "persistentes resultados negativos no País".

Segundo a companhia, desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no País, que não trouxeram o retorno esperado. Com isso, decidiu focar na Espanha e Argentina, "onde atualmente alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade".

No processo de recuperação judicial, o Dia informou dívidas de cerca de R$ 1 bilhão.

Deixe seu comentário

Só para assinantes