Neurotech: busca por crédito cai 5% em agosto ante mesmo mês de 2023, pressionado por varejo

A busca por crédito no Brasil recuou 5% em agosto de 2024 diante do mesmo mês em 2023, à medida que apenas o setor de serviços apresentou um crescimento de 2% em um ano, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), compartilhado sob exclusividade com o Broadcast. Já varejo (-11%) e o setor financeiro (-3%) seguiram em queda.

"Quando observamos o desempenho abaixo do esperado no varejo em todos os meses de 2024, até o momento, percebemos que há um sentimento de receio muito forte entre os consumidores brasileiros, considerando que historicamente este é o setor de maior influência no índice", afirma Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech e responsável pelo indicador.

Para Heimann, as expectativas de crescimento da taxa de juros estão entre os principais fatores que afetam o desempenho do varejo.

Dentro do segmento varejista, todas as categorias apresentaram queda em relação a agosto de 2023. Em ordem de retração, da maior para a menor, o ranking ficou assim: Vestuário (-52%), EletroMóveis (-21%), Lojas de Departamento (-15%), Outros (-7%) e Supermercado (-3%).

Em relação à julho de 2024, o INDC cresceu 6 pontos porcentuais, puxado pelo setor financeiro, que subiu 19 p.p.

O varejo, por sua vez, apresentou crescimento de 12% na comparação mensal, com a única categoria apresentando resultado negativo na demanda por crédito sendo Vestuário (-10%). A categoria Lojas de Departamento registrou crescimento de 33%, seguida de Supermercado (+11%), Eletromóveis (+8%) e Outros (+8%).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.