Brasil ocupa a quinta pior posição em ranking de atendimento ao cliente
SÃO PAULO – Os consumidores brasileiros não estão satisfeitos com o atendimento aos clientes oferecidos pelas empresas, segundo um levantamento realizado pela empresa Zendesk . O País ocupou a quinta pior posição em ranking, entre 28 outras nações.
O índice de satisfação dos clientes no Brasil, no segundo trimestre de 2013, foi de 70%, ficando à frente da Bélgica (69%), Turquia (68%), África do Sul (60%) e Emirados Árabes Unidos (58%). Apesar da baixa classificação, o índice brasileiro subiu oito pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre do ano, e mais do que a média mundial, que cresceu três pontos percentuais, chegando a 81% de satisfação.
Do outro lado do ranking, a Nova Zelândia lidera a lista com 92% de satisfação, seguida pelo Canadá (91%), Austrália (89%) e Noruega (89%). Veja abaixo o ranking completo:
Posição | País | Índice de satisfação | Variação |
---|---|---|---|
Fonte: Zendesk | |||
1º lugar | Nova Zelândia | 92% | -1 p.p. |
2º lugar | Canadá | 91% | 4 p.p. |
3º lugar | Austrália | 89% | 4 p.p. |
4º lugar | Noruega | 89% | 2 p.p. |
5º lugar | Dinamarca | 89% | 1 p.p. |
6º lugar | Reino Unido | 87% | 1 p.p. |
7º lugar | República Tcheca | 87% | 4 p.p. |
8º lugar | Finlândia | 86% | 1 p.p. |
9º lugar | Rússia | 86% | 6 p.p. |
10º lugar | México | 85% | 4 p.p. |
11º lugar | Suécia | 83% | 2 p.p. |
12º lugar | Estados Unidos | 82% | 2 p.p. |
13º lugar | Chile | 82% | 1 p.p. |
14º lugar | Polônia | 82% | 4 p.p. |
15º lugar | Alemanha | 81% | 2 p.p. |
16º lugar | Malásia | 79% | 3 p.p. |
17º lugar | França | 79% | 1 p.p. |
18º lugar | Países Baixos | 77% | 8 p.p. |
19º lugar | Itália | 77% | 2 p.p. |
20º lugar | Israel | 77% | 2 p.p. |
21º lugar | Espanha | 75% | 7 p.p. |
22º lugar | Índia | 74% | 1 p.p. |
23º lugar | Singapura | 71% | -3 p.p. |
24º lugar | Brasil | 70% | 8 p.p. |
25º lugar | Bélgica | 69% | 4 p.p. |
26º lugar | Turquia | 68% | 3 p.p. |
27º lugar | África do Sul | 60% | 16 p.p. |
28º lugar | Emirados Árabes | 58% | 5 p.p. |
Segmentos
A pesquisa também levou em conta o índice de satisfação por indústria. Neste caso, os clientes do ramo da educação são os mais satisfeitos (95%), seguidos pelos de serviços e consultoria de TI (95%) e imobiliário (94%).
Já o setor de Mídia Social foi o pior avaliado, com 64% de satisfação. Logo depois estão o setor de Mídia e Telecomunicações (73%) e Entretenimento e Jogos (76%).
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