IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil ocupa a quinta pior posição em ranking de atendimento ao cliente

28/08/2013 15h01

SÃO PAULO – Os consumidores brasileiros não estão satisfeitos com o atendimento aos clientes oferecidos pelas empresas, segundo um levantamento realizado pela empresa Zendesk . O País ocupou a quinta pior posição em ranking, entre 28 outras nações.

O índice de satisfação dos clientes no Brasil, no segundo trimestre de 2013, foi de 70%, ficando à frente da Bélgica (69%), Turquia (68%), África do Sul (60%) e Emirados Árabes Unidos (58%). Apesar da baixa classificação, o índice brasileiro subiu oito pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre do ano, e mais do que a média mundial, que cresceu três pontos percentuais, chegando a 81% de satisfação.

Do outro lado do ranking, a Nova Zelândia lidera a lista com 92% de satisfação, seguida pelo Canadá (91%), Austrália (89%) e Noruega (89%). Veja abaixo o ranking completo:

Atendimento ao Cliente
PosiçãoPaís Índice de satisfaçãoVariação
Fonte: Zendesk
1º lugarNova Zelândia92%-1 p.p.
2º lugarCanadá91%4 p.p.
3º lugarAustrália89%4 p.p.
4º lugarNoruega89%2 p.p.
5º lugarDinamarca89%1 p.p.
6º lugarReino Unido 87%1 p.p.
7º lugarRepública Tcheca87%4 p.p.
8º lugarFinlândia86%1 p.p.
9º lugarRússia86%6 p.p.
10º lugarMéxico85%4 p.p.
11º lugarSuécia83%2 p.p.
12º lugarEstados Unidos82%2 p.p.
13º lugarChile82%1 p.p.
14º lugarPolônia82%4 p.p.
15º lugarAlemanha81%2 p.p.
16º lugarMalásia79%3 p.p.
17º lugarFrança79%1 p.p.
18º lugarPaíses Baixos77%8 p.p.
19º lugarItália77%2 p.p.
20º lugarIsrael77%2 p.p.
21º lugarEspanha75%7 p.p.
22º lugarÍndia74%1 p.p.
23º lugarSingapura71%-3 p.p.
24º lugarBrasil70%8 p.p.
25º lugarBélgica69%4 p.p.
26º lugarTurquia68%3 p.p.
27º lugarÁfrica do Sul60%16 p.p.
28º lugarEmirados Árabes58%5 p.p.

Segmentos
A pesquisa também levou em conta o índice de satisfação por indústria. Neste caso, os clientes do ramo da educação são os mais satisfeitos (95%), seguidos pelos de serviços e consultoria de TI (95%) e imobiliário (94%).

Já o setor de Mídia Social foi o pior avaliado, com 64% de satisfação. Logo depois estão o setor de Mídia e Telecomunicações (73%) e Entretenimento e Jogos (76%).