Bolsas

Câmbio

Imea prevê ano difícil para produtores rurais com escassez de crédito

SÃO PAULO - O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgou em seu boletim de conjuntura econômica as perspectivas para o segmento agropecuário em Mato Grosso. Para o instituto, 2016 será um ano de grandes desafios para toda a cadeia produtiva.

"O ano terá muitas incertezas, com ajustes importantes a serem feitos na economia e na política para a retomada do crescimento econômico", diz o relatório.

Todo esse cenário é projetado pelo Imea em virtude da realidade econômica e financeira do País. Assim como aconteceu em 2015, a disponibilidade de crédito para os produtores pode ser um grande problema para esta safra. Além disso, com a alta do dólar, estima-se que o custo de produção para a safra 2016/17 será um dos maiores da história.

O Imea também alerta para uma redução na produção de soja, mas adverte que os preços futuros da oleaginosa podem ser atrativos para o produtor. Para este ano, o Valor Bruto de Produção agropecuária no Estado pode ter um incremento de 9,2% nas projeções da entidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos