Os países com os funcionários mais felizes do mundo
SÃO PAULO – No que diz respeito à força de trabalho, a Bélgica é o país mais feliz do mundo, e o brasileiro está, em média, satisfeito com o emprego que tem, de acordo com um estudo publicado no mês passado pela consultoria Universum.
O estudo analisa satisfação, lealdade e predisposição para recomendar o empregador atual. Isso é relevante porque, de acordo com a empresa, em 2018 o número de trabalhadores que deixarão seus empregos superará o de 2012 em 49 milhões. “Isso faz com que o engajamento e felicidade do funcionário seja essencial para qualquer estratégia de negócio”, explica o texto.
A ideia é que a pesquisa seja usado por empresas para encaixar funcionários em níveis de felicidade, e descobrir o que fazer para melhorar, se for o caso.
Os quadrantes em que as pessoas são colocadas são: presos; a procura; satisfeitos e inquietos, sendo que as duas primeiras categorias são de pessoas que não gostam de seus empregos e as últimas dizem respeito a pessoas satisfeitas. O Brasil se encaixa no quadrante de pessoas satisfeitas.
Entre outros dados, a pesquisa descobriu que 2 em cada 3 funcionários da indústria de tecnologia acreditam que poderiam encontrar um emprego melhor do que o atual em dois meses de buscas, e que 58% das pessoas da geração Y planejam deixar suas posições em três anos ou menos.
Os três países com forças de trabalho mais felizes do mundo são Bélgica, Noruega e Costa Rica, enquanto os menos felizes são Marrocos, Nigéria e Japão.
A pesquisa também diz que as indústrias “mais felizes” são as de serviços legais; aeroespacial e defesa; instituições científicas e educacionais; seguros e tecnologia e equipamentos de hardware. A indústria menos satisfeita é a de saúde.
Veja o top 10 dos países mais felizes do mundo:
1. Bélgica
2. Noruega
3. Costa Rica
4. Dinamarca
5. África do Sul
6. Áustria
7. Suíça
8. Grécia
9. República Tcheca
10. Rússia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.