IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Os países com os funcionários mais felizes do mundo

24/02/2016 11h34

SÃO PAULO – No que diz respeito à força de trabalho, a Bélgica é o país mais feliz do mundo, e o brasileiro está, em média, satisfeito com o emprego que tem, de acordo com um estudo publicado no mês passado pela consultoria Universum.

O estudo analisa satisfação, lealdade e predisposição para recomendar o empregador atual. Isso é relevante porque, de acordo com a empresa, em 2018 o número de trabalhadores que deixarão seus empregos superará o de 2012 em 49 milhões. “Isso faz com que o engajamento e felicidade do funcionário seja essencial para qualquer estratégia de negócio”, explica o texto.

A ideia é que a pesquisa seja usado por empresas para encaixar funcionários em níveis de felicidade, e descobrir o que fazer para melhorar, se for o caso.

Os quadrantes em que as pessoas são colocadas são: presos; a procura; satisfeitos e inquietos, sendo que as duas primeiras categorias são de pessoas que não gostam de seus empregos e as últimas dizem respeito a pessoas satisfeitas. O Brasil se encaixa no quadrante de pessoas satisfeitas.

Entre outros dados, a pesquisa descobriu que 2 em cada 3 funcionários da indústria de tecnologia acreditam que poderiam encontrar um emprego melhor do que o atual em dois meses de buscas, e que 58% das pessoas da geração Y planejam deixar suas posições em três anos ou menos.

Os três países com forças de trabalho mais felizes do mundo são Bélgica, Noruega e Costa Rica, enquanto os menos felizes são Marrocos, Nigéria e Japão.

A pesquisa também diz que as indústrias “mais felizes” são as de serviços legais; aeroespacial e defesa; instituições científicas e educacionais; seguros e tecnologia e equipamentos de hardware. A indústria menos satisfeita é a de saúde.

Veja o top 10 dos países mais felizes do mundo:

1. Bélgica

2. Noruega

3. Costa Rica

4. Dinamarca

5. África do Sul

6. Áustria

7. Suíça

8. Grécia

9. República Tcheca

10. Rússia