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5 hábitos comuns que podem ser prejudiciais para a sua produtividade

10/03/2016 10h21

SÃO PAULO –  Não se desgrudar do celular, chegar sempre atrasado, fazer pausas muito longas. Alguns hábitos comuns podem atrapalhar a sua produtividade, segundo o especialista em Liderança Situacional e Poder e Influência Positiva e diretor da ING Marketing & Training, Paulo Crepaldi.

Entre os hábitos que ele considera prejudiciais para o desempenho no ambiente de trabalho, estão os muitos “cafezinhos” durante o expediente.

O especialista listou quais são os hábitos que podem atrapalhar sua carreira. Confira:

Não lidar bem com mudanças repentinas

Em muitos momentos você precisará trabalhar até mais tarde, realizar um projeto com curto prazo de entrega ou qualquer outra mudança desagradável que vai tirá-lo da sua zona de conforto.

A recomendação é tomar cuidado com suas reações, sejam elas verbais ou corporais, pois isso pode acabar prejudicando você no futuro.

Vício em redes sociais

Deixar o celular próximo ao seu campo de visão ou ao seu alcance para ficar de olho nas notificações das redes sociais é um costume que, muitas vezes, passa despercebido, embora possa ser prejudicial. Isso porque as redes sociais podem acabar atrapalhando o foco e atenção que você estava dedicando a uma atividade específica.

Ter foco em seu ambiente de trabalho é fundamental para começar uma tarefa e terminá-la com uma boa performance e entrega, segundo o especialista.

Falta de pontualidade

Seja por conta do trânsito intenso ou por um atraso no horário de acordar, esse é um ponto ao qual você deve se policiar. Quando atrasos se tornam um problema crônico, você acaba transmitindo a mensagem de que não se importa com a agenda dos outros e não tem grande comprometimento com suas atividades.

Excesso de home office

O home office surgiu como uma alternativa aos funcionários de trabalhar com mais conforto e liberdade, já que não seria necessário passar o tempo de locomoção até o trabalho.

Mas, em muitos casos, ele é feito da maneira errada: as pessoas acabam passando mais tempo se dedicando às tarefas domésticas e não às do trabalho. Você deve ter a mesma disponibilidade que normalmente tem no trabalho para não fazer com que seus interesses entrem em conflito.

Muitas pausas

Durante a jornada de trabalho, fazer algumas pausas para tomar café, ir ao banheiro ou comer é essencial para aguentar todo o trabalho sem cansaço. Mas, fazer mais que seis pausas muito longas pode acabar tomando um tempo essencial para completar suas atividades.

Para fugir desse problema, o especialista indica fazer pausas sempre quando finalizar uma tarefa.