Bolsas

Câmbio

7 sinais de que você não está economizando da maneira certa

SÃO PAULO – Enquanto alguns gastos são inevitáveis, como moradia, contas de luz e água e alimentação, outros podem ser controlados e melhor aproveitados.  Independente dos gastos que você possui, é importante sempre economizar uma parte de sua renda todos os meses, mesmo que o valor seja pequeno. Para descobrir se você está economizando corretamente, o Business Insider listou alguns sinais que, se positivos, apontam que você ainda precisa melhorar.

Confira:

Você mal consegue pagar suas contas mensais
Se todos os meses você mal consegue pagar suas contas, é impossível conseguir economizar uma parte de seu dinheiro.

Para mudar isso, você tem apenas duas opções: ganhar mais dinheiro ou gastar menos. Se você acredita que a primeira é mais fácil, procure maneiras de negociar um aumento de salário ou de ganhar uma renda extra enquanto trabalha. Se optar pela segunda, você terá que mudar seus hábitos financeiros e cortar gastos menos importantes.

Você promete economizar mais quando começar a ganhar mais dinheiro
Essa é uma das "mentiras de dinheiro" mais comuns que as pessoas contam para si mesmas, explicou a autora do livro "Real Money Answers for Every Women" (em tradução livre para o português, "Respostas Financeiras Verdadeiras para Toda a Mulher").

Ela também explica que essa é uma questão não sobre ganhar mais dinheiro, mas sobre ser mais disciplinado com o dinheiro que possui.

Para mudar isso, você não deve esperar algum acontecimento para começar a economizar dinheiro. Pense em suas economias como um gasto fixo que você deve pagar todos os meses antes de gastar dinheiro em outras coisas.

Você não separa dinheiro para grandes compras
Planos de ter filhos ou comprar uma casa, por exemplo requerem que você tenha economias significativas e que ajudem a arcar com esses gastos.

Antes de tudo, você deve ter em mente quais são os seus planos para o futuro, o que deve facilitar a criação de metas financeiras. Em seguida, descubra quanto você terá que economizar, quanto tempo você ter para isso, etc.

Você ainda não começou a investir
Investir é uma das maneiras mais efetivas de começar a construir riqueza – e, quanto antes você começar a fazê-lo, melhor será. Se você não possui dinheiro suficiente para investir em algo, você não está economizando o suficiente.

Você não possui um fundo de emergência
Criar um fundo de economias para emergência é um dos passos mais importantes a serem feitos com seu dinheiro. Não ter um fundo também é um sinal de que você não está economizando dinheiro o suficiente.

Muitos especialistas, incluindo o bilionário John Paul DeJoria, concordam que é importante ter economias equivalente a seis meses de salários para eventuais emergências. Dependendo de sua situação, você pode precisar de uma quantia maior ou menor do que essa.

Você não acompanha seus gastos
Enquanto boa parte das pessoas sabe qual a quantia de dinheiro que recebe mensalmente, nem todos sabem quando gastam por mês. Provavelmente, esses gastos são maiores do que se imagina e podem ser reduzidos para que é possível economizar mais.

Diversos aplicativos permitem que você acompanhe o quanto gasta, seja registrando automaticamente ou através de registros manuais. Você também pode anotá-los em blocos, se preferir. Quando souber quais são seus gastos, você poderá redirecionar uma parte para suas economias.

Você só consegue pagar o mínimo da fatura de seu cartão de crédito
Não pagar mais do que o mínimo de seus gastos com crédito é um sinal de que você está gastando mais do que o necessário – e está no caminho para uma dívida desse tipo. O objetivo deve ser conseguir pagar todos os seus gastos mensalmente para evitar entrar em dívidas.

Existem duas saídas para evitar isso: use dinheiro de outra parte do seu orçamento para conseguir arcar com seus gastos ou corte seus gastos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos