Crise econômica impacta na produção de biodiesel, que recua 5,5% em 2016
SÃO PAULO - A produção nacional de biodiesel somou 894 milhões de litros no primeiro trimestre de 2016, registrando, portanto, uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Na avaliação da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o resultado negativo na produção do biocombustível está relacionado com o fraco desempenho econômico nacional, já que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve queda de 1,44% sobre o último trimestre de 2015, ano em que o PIB encolheu 3,8%.
"A queda no ritmo de operação da economia é sentida de forma direta no consumo de combustíveis, especialmente de diesel, uma vez que esse é o principal combustível usado em veículos utilitários", disse a Abiove por meio de comunicado.
Segundo a entidade, o menor consumo do diesel B (mistura de diesel mineral ao biodiesel) que tem provocado queda na produção desse biocombustível, porque o seu consumo ocorre de forma compulsória, ao ser misturado em 7% ao diesel mineral, na comercialização em todo o território nacional.
Nos três primeiros meses do ano, a região Centro-Oeste respondeu por 44% de todo o biocombustível fabricado, seguida das regiões Sul (38%) e Nordeste (8%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.