IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

5 estratégias financeiras que funcionam com qualquer pessoa

Getty Images
Imagem: Getty Images

16/06/2016 12h46

SÃO PAULO – Algumas táticas para controlar e organizar suas finanças podem dar certo para seus conhecidos, mas não necessariamente serão boas para você.

Entretanto, como explicou o site "The Simple Dollar", existem algumas estratégias que são essenciais para todas as pessoas entenderem suas finanças e que funcionarão em todos os casos, principalmente pelo fato de serem simples, rápidas, e conselhos que não se tornam ultrapassados.

Confira cinco deles:

Quitar as dívidas com juros maiores

Dívidas com cartão de crédito, cheque especial e empréstimos pessoais possuem os juros mais altos do mercado. Mantê-las é prejudicial tanto para suas finanças, já que elas ficam comprometidas, quanto para você próprio, que deixa de alcançar metas financeiras e de concretizar planos.

As dívidas e possuem juros menores também devem ser quitadas, mas podem ser colocadas em segundo plano.

Criar um fundo para emergências

Não existem motivos que apontam que ter um fundo de emergência é algo ruim ou que você não deveria ter. Se tiver algum problema com seu carro, casa, um possível acidente ou uma situação inesperada que acabe custando, você precisa ter uma reserva de dinheiro para não se prejudicar financeiramente.

O ideal é que você consiga montar uma reserva com dinheiro suficiente para se manter por no mínimo seis meses, segundo o assessor financeiro Joe Carbone.

Pesquisar os melhores preços para compras recorrentes

Em casos de compras caras e que são constantes, o ideal é fazer uma busca bem rigorosa pelo menor preço, ainda que lhe custe algum tempo. Mesmo que você acredite ter encontrado o melhor preço, pode encontrar um acordo mais vantajoso se procurar mais.

Acompanhar seus gastos

Mesmo que você tenha uma renda alta, pode passar a gastar menos se começar a acompanhar seus gastos algumas vezes no ano. Além disso, é uma maneira de saber para onde seu dinheiro está indo. Analisar suas últimas faturas do cartão de crédito e extratos bancários são algumas possibilidades.

Criar um orçamento mensal para sua casa e família

Para acompanhar seus gastos com contas de luz e água, aluguel, alimentação, educação, entre outros, e evitar que eles saiam do controle, crie um orçamento mensal voltado apenas para eles.

Assim, você perceberá onde é possível cortar gastos, identificar os maiores e controla-los à sua maneira.