A pergunta que ajuda o Facebook a se livrar de funcionários egoístas
SÃO PAULO – Além das habilidades profissionais dos candidatos, entrevistas de emprego costumam focar também em certos traços de personalidade que podem ser úteis – ou atrapalhar – nas atividades do dia a dia na empresa.
Dentre esses traços, os mais importantes para muitas empresas envolvem a capacidade de trabalhar em equipe e se dar bem com outros funcionários.
De acordo com o Business Insider, essa qualidade é essencial no Facebook. Tanto que o diretor global de engenharia e infraestrutura da empresa, Jay Parikh, escreveu em um artigo que contrata pessoas especialmente para “calibrar” um ambiente de equipe.
E está enganado quem pensa que vai tirar de letra esse teste na entrevista, porque as perguntas feitas pelos recrutadores não são nada óbvias. Uma das perguntas usadas para descobrir se o candidato não é egoísta é a seguinte: “você pode me contar sobre quatro pessoas cujas carreiras você ajudou a melhorar fundamentalmente?”.
Segundo o diretor, esse tipo de pergunta ajuda descartar pessoas que sejam “construtoras de impérios, egocêntricos e reclamões”. Candidatos adequados e bem sucedidos, ele diz, respondem essa questão demonstrando que suas prioridades são “a companhia, a equipe e elas mesmas, nessa ordem”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.