Bolsas

Câmbio

A pergunta que ajuda o Facebook a se livrar de funcionários egoístas

SÃO PAULO – Além das habilidades profissionais dos candidatos, entrevistas de emprego costumam focar também em certos traços de personalidade que podem ser úteis – ou atrapalhar – nas atividades do dia a dia na empresa.

Dentre esses traços, os mais importantes para muitas empresas envolvem a capacidade de trabalhar em equipe e se dar bem com outros funcionários.

De acordo com o Business Insider, essa qualidade é essencial no Facebook. Tanto que o diretor global de engenharia e infraestrutura da empresa, Jay Parikh, escreveu em um artigo que contrata pessoas especialmente para "calibrar" um ambiente de equipe.

E está enganado quem pensa que vai tirar de letra esse teste na entrevista, porque as perguntas feitas pelos recrutadores não são nada óbvias. Uma das perguntas usadas para descobrir se o candidato não é egoísta é a seguinte: "você pode me contar sobre quatro pessoas cujas carreiras você ajudou a melhorar fundamentalmente?".

Segundo o diretor, esse tipo de pergunta ajuda descartar pessoas que sejam "construtoras de impérios, egocêntricos e reclamões". Candidatos adequados e bem sucedidos, ele diz, respondem essa questão demonstrando que suas prioridades são "a companhia, a equipe e elas mesmas, nessa ordem". 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos