Empreendedor milionário lista 8 hábitos para economizar no dia a dia
SÃO PAULO – Existem, aproximadamente, 35 milhões de milionários no mundo. O empreendedor americano John Rampton é uma das pessoas que conseguiram atingir tal marca.
No entanto, para conseguir isso, ele precisou adotar um estilo de vida mais frugal. Em uma coluna para o site "Business Insider", ele comenta oito decisões que tomou que o ajudaram a ter uma vida com mais sucesso financeiro.
1 – Viver abaixo de seus ganhos
Você realmente precisa de uma mansão ou daquele carrão que todo mundo deseja? Enquanto manter status pode ser uma coisa desejável, até as pessoas extremamente ricas sabem que é preciso viver abaixo de seus meios para conseguir aumentar seu patrimônio.
O megainvestidor Warren Buffett é um exemplo claro: apesar de ter uma das maiores fortunas do mundo, ele vive na mesma casa há quase seis décadas e é conhecido por comprar veículos populares.
2 – Nunca pagar o preço cheio
É um hábito inteligente não pagar o preço cheio em qualquer estabelecimento. Sempre procure por um desconto ou ainda por lojas populares de varejo em vez de gastar o dinheiro em marcas de luxo.
Tente comprar coisas à vista, pode ser mais fácil de barganhar o desconto nesse caso em vez de parcelar.
3 – Cortar despesas desnecessárias
Existem várias pequenas contas que podem ser extintas do orçamento. Isso vale para aquele café que você decide tomar no fim da tarde, ou então a roupa que está na liquidação e quer comprar.
Todas essas aquisições podem se tornar grandes vilãs no final do mês. O primeiro passo é saber para onde seu dinheiro está indo.
4 – Alugar ou vender suas posses
Você tem um armário cheio de roupas que quase não usou? Ou então tem um quarto sobrando na sua casa? Você pode fazer dinheiro vendendo seus itens em sites de usados na internet ou alugando o quarto em sites como o Airbnb, por exemplo.
É possível alugar muitas coisas: sua vaga de garagem, roupas ou até mesmo eletrônicos, por exemplo.
5 – Deixar o dinheiro e os cartões em casa
Se você sair de casa sem seus cartões de crédito ou uma grande quantia de dinheiro, não ficará tentado a comprar itens que não precisa.
Essa é uma forma de garantir que você apenas gastará o dinheiro planejado em qualquer ocasião, sem nenhum gasto inesperado e, geralmente, desnecessários.
6 – Não jogar o dinheiro fora em esquemas ou na sorte
Não acredite em nenhum tipo de promessa que diz que você ficará rico rapidamente. Isso é algo que os ricos já perceberam: eles apostam em esportes e na loteria em quantidades muito menores do que os mais pobres.
Não desperdice seu dinheiro tentando acumular muito dinheiro em um curto prazo de tempo, porque as probabilidades de isso acontecer são próximas de zero.
7 – Ser ecologicamente correto
Ter atitudes ecologicamente corretas é excelente para o meio ambiente e também pode ajudar muito a poupar dinheiro.
Por exemplo, você pode economizar no ar condicionado ou aquecedor usando por um período de tempo que você realmente esteja em casa, ou ainda economizar mais na conta de energia ou começar a usar transporte público em vez de carros.
8 – Conseguir um trabalho extra
Existem dois incentivos financeiros para conseguir um trabalho extra. O primeiro, e mais óbvio, é porque você conseguirá mais renda para investir ou cortar suas dívidas. O segundo é porque, quando você está ocupado, você acaba com menos tempo para gastar seu dinheiro.
Ao trabalhar no final de semana, por exemplo, você naturalmente sairá menos e gastará menos, consequentemente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.