IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Diretores financeiros estão mais otimistas com futuro do país

04/08/2016 15h18

SÃO PAULO – O nível de otimismo em relação às perspectivas macroeconômicas para os próximos 12 meses subiu significativamente, de 43,8 para 75,3 pontos, segundo o índice trimestral iCFO Saint Paul Escola de Negócios em parceria com o IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) que mede a confiança dos diretores financeiros (CFOs) na economia. Considerando uma escala que vai de 20 a 180 pontos, sendo que 100 representa neutralidade quanto à confiança.

De acordo com José Cláudio Securato, presidente da Saint Paul Escola de Negócios e IBEF-SP, o estudo faz uma análise dos primeiros dois meses do governo interino com Michel Temer no poder.

“Há uma mudança em relação à expectativa na economia que, de forma direta, está ligada a nova equipe econômica composta pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O mercado acredita nas decisões da equipe e os indicadores refletem essa melhora”, destaca o presidente.

O pessimismo diminuiu, está se aproximando da neutralidade e segundo Securato “é um efeito condizente com os acontecimentos recentes no país, principalmente no que se refere ao processo de impeachment da Presidente da República, Dilma Rousseff”.

Além da confiança na economia foram avaliadas a expectativa de outras variáveis macroeconômicas e todas apresentaram melhoras. A inflação subiu 8,2% (ante 8,9%), câmbio para R$ 3,60 (ante R$ 4,40), Selic foi para 13,3% (ante 13,7%) e queda de 2,3% no PIB (ante queda de 3,0%).

Investimentos

Sobre o destino dos investimentos em cada empresa os CFOs responderam que 24,4% está destinado a TI, 17% na ampliação de capacidade instalada, 16,20 em outros.

“Investimento em melhorias de estrutura em tecnologia da informação, invariavelmente, está ligado em otimização de custos na empresa. Em um cenário de arrefecimento da economia, esse é um movimento usual”, ressalta Securato.