Bolsas

Câmbio

Impostos e infraestrutura são os maiores problemas ao abrir negócio no Brasil

SÃO PAULO – Para empreendedores, os maiores problemas em abrir um negócio no Brasil são a falta de infraestrutura e os impostos altos, segundo uma pesquisa realizada pelo Peixe Urbano. Outros itens, como a burocracia, custo de capital e capital humano também foram apontados.

Na questão de infraestrutura, o maior problema é a falta de poucos fornecedores, segundo a maioria dos entrevistados (59,2%). Já para os impostos, a alta carga tributária é o que mais dificulta (69,8%), além da complexidade em pagar impostos (23,8%).

Outras dificuldades que os empreendedores apontaram na pesquisa foram a alta concorrência no setor (80,3%) e o fato de o mercado ser restrito (19,7%). Além disso, a lentidão para formação da empresa (69,8%), altos juros (57%), dificuldade para conseguir financiamento (37,4%) e complexidade da legislação (23,8%) também foram mencionados.

A pesquisa foi realizada entre diferentes segmentos do Peixe Urbano, como serviços locais (autoescola, casas de festa, petshop, automotivo, entre outros) e turismo e e-commerce.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos