Bolsas

Câmbio

10 sinais de que seu salário é menor do que deveria ser

  • Getty Images

SÃO PAULO – Sentir que você está sendo mal pago pode ser um dos aspectos mais desanimadores do trabalho.

"Para a maioria das pessoas, a compensação financeira representa o quão bem você está realizando e progredindo no trabalho, e como você está sendo valorizado", disse Lynn Taylor, consultor financeiro especialista em relações de ambiente de trabalho, em entrevista ao site "Business Insider".

Segundo ele, os funcionários nem sempre sabem se o valor do salário é justo ou não, porque, normalmente, não têm acesso aos salários dos colegas.

Assim, o especialista elencou dez sinais por meio dos quais você pode identificar se está recebendo menos do que deveria ou não:

1. Uma vaga semelhante à sua oferece salário maior

"Se houver várias posições como a sua na empresa e uma descrição de um trabalho parecido com o seu listado em algum site de emprego, e com salário maior, é um sinal de que você recebe menos do que, em tese, deveria", diz Taylor.

Pesquise se seu salário não está abaixo dos padrões da companhia e fique atento às oportunidades que aparecerem na sua empresa, por meio de sites de busca de emprego para monitorar os valores e ter uma base de comparação.

2. A receita da empresa subiu, mas seu salário, não 

O salário ou o bônus dos funcionários na maioria das vezes está ligado aos resultados da empresa. "Se a receita aumentou consideravelmente em um ano, mas seu salário se manteve, você pode argumentar para pedir um aumento", explica Taylor.

3. Seu primeiro salário era próximo ao que você recebe hoje

Reflita sobre o seu primeiro emprego: você provavelmente não pensou em receber um salário muito alto, talvez você até tenha aceitado a oportunidade mesmo sabendo que o salário era abaixo do mercado, mas precisava trabalhar.

Agora pense sobre sua progressão de lá. Se seu salário não mudou muito, você provavelmente está sendo mal pago.

4. Você recebe menos do que seus colegas

Embora as pessoas raramente falem abertamente sobre salário –e em muitas empresas elas são proibidas de fazer isso– você pode pesquisar em redes sociais profissionais ou grupos online onde as pessoas que trabalham em áreas semelhantes com níveis parecidos compartilham experiências sobre o seu local de trabalho e o tema do salário pode vir a aparecer.

A partir disso, você compara com o que você ganha, ou então converse com amigos da mesma profissão que trabalhem em outros lugares e têm responsabilidades semelhantes com as suas.

5. Suas responsabilidades aumentaram, mas seu salário, não

"Se o seu chefe continua passando responsabilidades e trabalho extra, sem qualquer aumento de remuneração, nem mesmo uma discussão sobre o assunto, este pode ser um sinal de que seu salário não corresponde com a realidade", diz Taylor.

Segundo ele, outro sinal é se, por exemplo, o nome do seu cargo for atualizado, como se você tivesse sido promovido, mas seu salário permanecer o mesmo.

6. Todos ao seu redor ganham bônus, menos você

Se sua empresa tem a cultura de premiar os funcionários com bônus salarial por desempenho e seus colegas sempre ganham e você não, é preciso prestar atenção nisto.

Você está realmente se dedicando e merecia um bônus? Se você acha que sim e não está sendo reconhecido, converse com seu chefe para entender a situação.

7. Você está feliz por 'estar empregado', apesar do salário

Você caiu em uma mentalidade complacente de ser feliz só de ter um emprego? O problema é que pensar assim pode levar você a se acomodar e, consequentemente, não alavancar sua carreira.

Claro que estar empregado é bom, ainda mais em tempos de crise como os que estamos passando, mas você e seu trabalho devem ser valorizados e isso inclui o reconhecimento financeiro também.

8. Você não teve aumento em mais de um ano

Se a avaliação de desempenho do trabalho foi feita e você não recebeu um aumento, mas teve um feedback positivo, você pode não estar sendo valorizado financeiramente. Não é uma regra, já que nem toda empresa trabalha com esse método de avaliação, mas adapte para sua realidade e reflita.

9. Sua empresa tem alta rotatividade de funcionários

Se há alta rotatividade de funcionários na sua empresa, apesar de haver uma cultura de reconhecimento, pode ser um sinal de que os salários na sua organização, em geral, estão abaixo do que poderiam ou deveriam estar.

10. Seu chefe é evasivo ao falar sobre seu plano de carreira

Você acha que é impossível discutir sobre seu crescimento profissional a longo prazo com seu chefe? Se sim, ele pode estar relutante, porque o assunto pode levar a uma discussão sobre aumento de salário ou algo complexo que ele não está preparado para discutir.

"Esse é um ponto que você não deve estar disposto a deixar de lado, ainda mais se seu chefe apresenta esse perfil", afirmou Taylor.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos