5 segredos que os ricos sabem e você não – mas pode descobrir

SÃO PAULO – Parece que os ricos sabem alguma coisa sobre o dinheiro que o resto de nós não. Afinal, 1% das dessas pessoas detém metade da riqueza do mundo todo, de acordo com o Relatório Global de Riqueza, do Credit Suisse.

Mas isso não significa que alguns segredos dos ricos não possam ser compartilhados. O  site  Business Insider listou 5 dicas que os ricos já sabem e que você também pode utilizar para construir sua riqueza. 

1. Seus gastos devem estar alinhados com os seus objetivos

Uma das chaves para ser rico é ter metas, afirma Michael Kay, consultor financeiro. "Eles sabem com o que devem se preocupar", disse. Independente do que pretende fazer, como passar a riqueza para outra geração ou atingir um estilo de vida particular, eles têm consciência de que desperdiçar dinheiro em coisas que não têm valor é prejudicial.

De acordo com Kay, os ricos gastam dinheiro naquilo que podem ajudá-los a atingir os objetivos traçados. Assim que cumprirem essa meta, podem comprar algo extra, mas antes se organizam para bater a meta estabelecida. O resto de nós pode aprender com isso definindo nossos próprios objetivos e depois monitorando nossos gastos, para ver se eles se alinham com o que queremos atingir.

2. Não desperdice seu dinheiro para impressionar outras pessoas

A maioria das pessoas ricas não gastam seu tempo e dinheiro tentando impressionar os outros. A questão é que você não deve se importar com o que os outros pensam - e essa pode ser a tarefa mais difícil. Afinal, conseguir se tornar rico é mais importante do que apenas aparentar ser.

Gastar dinheiro para parecer rico antes de realmente ser é a receita infalível para sabotar seus objetivos de riqueza. Portanto, esqueça as aparências e se concentre no que realmente importa: acumular recursos nos próximos anos.

3. Tenha uma reserva de dinheiro

Os ricos se certificam de que têm dinheiro o suficiente para cobrir as suas necessidades no curto prazo e possuem um pouco a mais para os imprevistos. "Acontecimentos inesperados que demandam custos não atrapalham sua rotina financeira, porque eles têm um fundo de emergência", disse Kay . O fato de que as pessoas ricas têm dinheiro reservado não é apenas uma decorrência da sua riqueza. Elas têm reservas porque são disciplinadas para guardar parte de sua renda.

Todos deveriam ter um fundo de emergência com dinheiro suficiente para cobrir seis a nove meses de despesas, disse Kay. No entanto, essa quantia não precisa ser guardada de uma vez só. Você precisa estar trabalhando em direção ao objetivo que você se propôs a cumprir e a cada pagamento separe uma quantia para emergências. Isso gera liquidez e caso um gasto inesperado apareça não atrapalha o ritmo da sua vida financeira.

4. Preste atenção nas taxas de investimentos

Custos e taxas podem facilmente tirar dinheiro da sua conta. "As pessoas ricas entendem que cada taxa que pagam significa menos dinheiro em seus bolsos", disse Taylor Schulte, CEO da Define Financial, em San Diego.

Em particular, os ricos prestam atenção nas taxas de investimento - algo que muitas pessoas ignoram. Por mais que algumas taxa tenham valores pequenos, no longo prazo pode acabar virando prejuízo. Então você deve avaliar o investimento e ver o que compensa mais.

Verifique o seu extrato de conta para ver quais taxas você está pagando. Se parecerem altas, pergunte a si mesmo se os custos podem ser reduzidos. Se sim, faça um remanejametno de investimentos ou caso o valor esteja coerente pense como lucrar mais.

5. Planejamento durante o ano todo é crucial

Os ricos não esperam até abril para começar a pensar na declaração de imposto, afirma Kay. Eles evitam erros fiscais que custem caro. O planejamento financeiro ao longo do ano é essencial para manter as contas em dia, passar a acumular e iniciar a construção da sua riqueza.

Coisas inesperadas podem acontecer e gastos podem surgir, bem como algo pode mudar e você não precise gastar um dinheiro que estava planejando.  Essa organização na vida financeira é crucial para alcançar a riqueza - e com esforço é possível, afirma Kay.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos