IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mandato de Trump deve ser como o discurso, mais moderado, diz consultoria

Evan Vucci/AP
Imagem: Evan Vucci/AP

09/11/2016 08h53

SÃO PAULO - Em relatório, a MCM Consultores comentou a eleição americana, com a vitória surpreendente do candidato republicano Donald Trump.

A consultoria destacou que, em seu primeiro discurso já como presidente eleito, Trump adotou um tom moderado e conciliador ao dizer que governaria para todos os americanos. "Acreditamos que deva ser marca do seu mandato em relação à campanha", afirmou a consultoria.

"Trump elogiou a candidata derrotada Hillary Clinton. Entretanto, sua surpreendente vitória para a presidência dos EUA aumenta a incerteza para o cenário econômico dos EUA e, portanto, para a economia global", destaca a consultoria. 

Donald Trump foi eleito presidente dos EUA e, além disso, os republicanos também saíram vitoriosos nas duas casas do Congresso americano

Segundo a MCM, a eleição de Trump deve provocar maior isolamento da economia dos EUA, diminuindo os fluxos de comércio, investimentos e imigrantes do exterior, com impactos negativos sobre o crescimento e a produtividade.

"A magnitude destes impactos dependerá da capacidade de implementação das propostas defendidas por Trump, que pode receber apoio do Congresso em geral, mas deve adotar uma postura mais pragmática e racional em temas econômicos mais polêmicos", avalia a consultoria.

Em discurso como presidente eleito, Trump fala em unir o país

UOL Notícias